terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mamíferos Marinhos



Um mamífero marinho é um mamífero que habita primariamente o ocenano ou depende do oceano para alimentar-se. Existem cinco grupos de mamíferos marinhos:

Ordem Sirenia : peixe-boi,dugongo .
Ordem Carnivora : família Ursidae: urso-polar
Ordem Carnivora : superfamília Pinnipedia: pinípedes, leão-marinho.
Ordem Carnivora : família Mustelidae: lontra-marinha e lontra-felina
Ordem Cetacea : baleia e golfinho

Quando grupos diferentes de mamíferos marinhos originam-se de diferentes ancestrais, este é um caso de convergência evolutiva.
Como os mamíferos desenvolveram-se originariamente na terra, sua espinha dorsal é otimizada para correr, permitindo movimentos verticais, mas pequenos movimentos laterais. Além disso, os mamíferos marinhos nadam tipicamente movendo sua espinha para cima e para baixo. Por contraste, os peixes normalmente nada movendo sua espinha para os lados. Por esta razão, a maioria dos peixes têm uma nadadeira vertical na cauda, enquanto os mamíferos marinhos possuem nadadeira horizontal na cauda. Algumas das diferenças principais entre os mamíferos marinhos e outros habitantes marinhos são: Mamíferos marinhos respiram ar, enquanto a maioria dos outros animais marinhos extraem o oxigênio da água. Mamíferos marinhos possuem cabelo. Todos os membros da ordem Carnivora têm uma camada de pele ou cabelo, mas são mais espessos e importantes para a termoregulação em lontras marinhas e ursos polares do que em focas ou leões marinhos. As densas camadas de pele contribuem para arrastar-se enquanto nada, tornando os mamíferos lentos, o que causa uma desvantagem na velocidade do nado. Mamíferos marinhos possuem grossas camadas de gordura, usadas para isolar seus corpos e prevenir a perda de calor. Lontras marinhas e ursos polares são exceção, dependendo mais da pele pala se afastar da hipotermia. A maioria dos mamíferos marinhos dão à luz um filhote por vez, e não são capazes de parir gêmeos ou ninhadas maiores.

Um comentário:

  1. Ótimas informações. A visualização também ficou muito boa. Gostei das imagens e animações.
    Só ficou faltando a conclusão. Lembre da proposta do trabalho:
    . É fundamental a compreensão dos fenômenos que ocorrem na natureza para sustar os processos destrutivos que assolam o planeta. Cada um deve fazer a sua parte.
    E você, se comprometeria a realizar alguma ação em benefício da preservação da vida no planeta? Qual? Pense no lugar onde vive, na sua escola, no seu bairro.Reflita e depois registre a sua opinião no blog."
    Bjs

    ResponderExcluir