terça-feira, 29 de setembro de 2009

Classificação Biológica


•Prototérios:
Os prototérios são animais com fecundação interna,e seus ovos são semelhantes aos dos répteis e aves.
São os mamíferos atuais mais primitivos e os únicos que possuem cloaca.










Marsupiais:
Os marsupiais são vivíparos mas desenvolvem placenta muito rudimentar,insuficiente para nutri os fetos durante o desenvolvimento.Com isso os fetos nascem extremamente pequenos e completam seu desenvolvimento dentro de uma bolsa existente na barriga da mãe,nomeada de marsúpio.Existem atualmente cerca de 250 espécies de marsupiais a maioria cangurus e coalas.

Eutérios:

São os mamíferos cujas fêmeas possuem placenta bem desenvolvida.Esse é o maior grupo de mamíferos,com mais de 90% de espécies.Destribui-se por diversas ordens:


Ordem dos Desdentados:

São desprovidos de dentes,possuem uma língua muito comprida e a utiliza para captura de seus alimentos.



Ordem dos Quirópteros:

Animais cujos membros anteriores são transformados em asas, o que é uma adaptação ao voo.




Ordem dos Carnívoros:

Grupo de animais adaptados a uma alimentação constuida basicamente de carne.São animais predadores,que possuem dentes caninos bem desenvolvidos que perfuram e rasgam a carne de sua presas.



Ordem dos Insetívoros:

São mamíferos que se alimentam principalmente de insetos,que vivem normalmente em galerias que escava no solo com suas garras bem desenvolvidas.



Ordem dos Arteiodáctilos:

Mamíferos com casco, de dedos pares.






Ordem dos Perissodáctilos:

Animais com casco,dedos ímpares.






Ordem dos Roedores:

Mamíferos especializados em roer alimentos,possuem dentes incisivos bem desenvolvido que crescem continuamente, compensando o desgastes causado pelo hábito alimentar.


Ordem dos Proboscídeos:

Animais que possuem tromba,formada pelo nariz e lábio superior. São animais que possuem os dentes incisivos superiores.








Ordem dos Lagomorfos:Image Hosted by ImageShack.us


São animais roedores de alimentos,mas não são classificados como roedores.Eles possuem um par de dentes incisivos bem desenvolvidos e,atrás destes, um par extra desses mesmos dentes.



Ordem dos Sirênios:

Suas narinas situam-se na face diferente do que ocorrem com os cetáceos.São mamíferos aquáticos e com membros anteriores adaptados ao nado.













Ordem dos Cetáceos:

São mamíferos aquáticos com membros anteriores transformados em nadadeira e membros posteriores ausentes,tem o corpo quase totalmente desprovido de pelos,pele sem glândulas,com exceçãodas mamárias.O curioso esguicho que sai do alto da cabeça dos cetáceos é a condensação do vapor de água existente no ar expirado pelas narinas que se situam no alto da cabeça.



Ordem dos Primatas:

Mamíferos que se caracterizam pelas mãos e pelos pés com cinco dedos distintos e polegar oponível.Os olhos são dirigidos para frente e a cabeça forma ângulo reto co o pescoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário