terça-feira, 29 de setembro de 2009

Características Gerais

Locomoção :Image Hosted by ImageShack.us

Os mamíferos normalmente deslocam-se com o auxílio dos seus membros .


Sistema Esquelético :


Os mamíferos possuem um esqueleto desenvolvido composto por:
1) Crânio — protege o cérebro e pode ter um volume muito grande;
2) Coluna vertebral — eixo formado por peças articuladas chamadas vértebras, que protege a medula espinhal;
3) Costelas — formam a caixa torácica que protege os pulmões e o coração;
4) Ossos — formam as duas extremidades anteriores e as duas posteriores. Tais extremidades podem estar adaptadas a várias funções, como correr, cavar, voar ou nadar.

Sistema Digestivo :

Na boca, além da língua, há diferentes tipos de dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares). O estômago é simples, pórem nos ruminantes possui quatro câmaras (pança, barrete, folhoso e coagulador). Só os monotremos possuem cloaca; os demais possuem ânus anexos do sistema digestivo: fígado, pâncreas e glândulas salivares.Os ruminantes apresentam um estômago denominado polig strico, isto é, com 4 câmaras separadas. O trajeto do alimento inicia-se na boca onde é mastigado e misturado com saliva; após a deglutição, desce pelo esôfago e dirige-se à primeira câmara, o rúmem ou pança. Em seguida, vai para o retículo ou barrete, onde é transformado em bolinhas que serão regurgitadas. Após a ruminação, o alimento é novamente deglutido, dirigindo-se, agora ao omaso ou folhoso, onde ocorre a absorção de água. Em seguida, vai para o único compartilhamento semelhante ao dos outros mamíferos, o abomaso ou coagulador. Saindo do estômago, o bolo alimentar agora segue um trajeto igual ao dos demais mamíferos. São ruminantes: boi, girafa, camelo, lhama, veado, etc.



Sistema Circulatório :
Nos mamíferos, a circulação do sangue percorre um duplo circuito. No primeiro, entre o coração e os pulmões, o sangue é oxigenado. No segundo, entre o coração e os tecidos, o sangue perde paulatinamente o oxigênio. O coração está dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Desta forma, o sangue oxigenado não se mistura com o sangue rico em gás carbônico, o que aumenta o rendimento do animal. Os mamíferos são homeotermos (podem manter sua temperatura constante independentemente do meio externo no qual se encontram).




Sistema Respiratório :

Respiração pulmonar (pulmões com alvéolos); laringe com cordas vocais (exceto nas girafas); diafragma separando os pulmões e o coração da cavidade abdominal, sendo o principal músculo dos movimentos respiratórios.



• Sistena Excretor :

São urotélicos, ou seja, excretam principalmente uréia através dos rins metanefros, os ureteres desembocam na bexiga urinária, da qual sai a uretra, que conduz os produtos de excreção (principalmente a uréia) ao exterior, em geral, por uma abertura independente do aparelho digestivo.

Reprodução :

Os mamíferos têm reprodução sexuada. Os machos possuem um órgão copulador que lhes permitem introduzir os espermatozóides no corpo da fêmea. São vivíparos: uma vez fecundado, o óvulo se transforma num embrião que se desenvolve dentro da mãe. Desta forma, a mãe pode dar ao filhote o alimento e o oxigênio necessários para seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, recolher o dióxido de carbono e os produtos residuais para expulsá-los.
O viviparismo é possível porque a mãe e o filhote estão ligados pela placenta. A placenta é um órgão que liga o sangue materno com o do filhote.


Orgãos dos sentidos :

É conhecimento da Ciência que os animais pressentem o perigo e procuram um lugar seguro antes de uma tempestade, por exemplo. O olfato dos mamíferos é muito desenvolvido. Ele é utilizado para procurar alimento, identificar outros organismos e reconhecer o sexo oposto. Os machos de algumas espécies podem perceber o odor de uma fêmea a vários quilômetros. A visão dos mamíferos não é tão desenvolvida quanto a das aves. Outros sentidos dos mamíferos: paladar, tato, audição.

Sistema Nervoso :

O cérebro dos mamíferos possui muitas circunvoluções ou dobras, que aumentam a superfície do órgão e o número de células nervosas. Por esta razão, os mamíferos desenvolveram um comportamento complexo, que pode ser percebido em atitudes como as estratégias de caça, o cuidado com os filhotes, a adaptação a qualquer ambiente e os diferentes sistemas de comunicação estabelecidos entre os indivíduos da mesma espécie.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. po gente vc(dono desse site) tem q fazer oq agente pede . olha so eu pidi q vcs me dessem as caracteristicas exclusivas dos mamiferos e vcs nem se qr me derao o q eu pide eu quero dizer com isso e q vcs tentem melhorar o seu site por ele ta ruim . nao da esxclusivamente o q agente pede
    ass: assinante do google

    ResponderExcluir
  3. larissa querida, isso não é um site, é um blog =D
    e não acha que estás a exigir demais não?
    bom, essa postagem me foi muito útil, o blog é ótimo.

    ResponderExcluir
  4. eu gostei tambem, bem interessante. Larissa, tu deve ser doente né?
    Se quer exigir faz um blog pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Larissa, este blog aqui praticamente fez todo o meu trabalho, se você quer algo mais complexo procure em outros, simples, ninguém é obrigado a atender seus pedidos. E outra coisa, aprenda a escrever !

    ResponderExcluir
  6. Nos nao devemos esperar mto de uma pessoa no qual o portugues nao sabe usar. Entao dexa ela falar asnera aii. Mto bom o blog, leva um joinha aii *-*

    ResponderExcluir
  7. me ajudou muito , muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. vlw mesmo, ajudou no meu trabalho sobre mamiferos , esta mto definido a sua resposta.
    botou as caracteristicas gerais ficou mto bom =D

    ResponderExcluir
  9. eu preciso do nome do autor para utilizar coomo referencia no meu trabalho, seria possivel?

    ResponderExcluir
  10. olha eu achei muito legal essa postagem aalém de que eu queria que o assunto dos orgãos dos sentidos fosse maior...
    fora isso eu achei muito bom, obrigado

    ResponderExcluir